domingo, 10 de abril de 2011

Digitalização de Documentos do CMS

Preocupado com a preservação do acervo documental do Conselho Municipal de Saúde, a atual gestão (2011-2012), começou um processo de digitação e digitalização de documentos importantes do Conselho, tais como: atas e resoluções.
É bem verdade que, desde a instalação do Conselho Municipal de Saúde no ano de 1991, muito documentos foram perdidos, extraviados, em gestões que não davam tanta importância ao órgão.
Mas pelo menos, os livros de atas das reuniões e algumas resoluções foram encontradas.
Com o passar do tempo alguns materiais se deterioram, a exemplo de clips e grampos metálicos. Alguns documento são datilografados e a tinta com que foram escritos já estão desgastados. Fato curioso é o dos faxes, eles simplesmente somem depois de um certo tempo.
Para que não aconteça mais extravio ou perda, é que, desde a gestão 2009-2010, todos os documentos do Conselho nessa gestão estão salvos em mídia eletrônica.
A gestão 2011-2012 está tendo o cuidado de fazer o resgate da documentação antiga que foi encontrada e já acondicionou de forma sistemática todos esses documentos que se encontram na sede do Conselho Municipal.

Documentos digitalizados:
Resoluções do Conselho Municipal ano 2009 à 2010
Resoluções do Conselho Municipal ano 2011 (Em processo de digitalização à medida que forem sendo emitidas)

Documentos Digitados:
Resoluções do Conselho Municipal ano 2009 à 2010
Resoluções do Conselho Municipal ano 2011 (Em processo de digitação à medida que foram sendo emitidas)
Ofícios expedidos anos 2009, 2010 e 2011 (sendo emitidos)
Atas do Conselho Municipal (Em processo de digitação a partir da ata de n° 01 de 15 de Janeiro de 1991).
Esse é um trabalho muito importante para a Memória Política do nosso Município, tendo em vista a grande importância que o Conselho tem para o desenvolvimento do setor Saúde.

Por Jean Carlos da Silva Ferreira
Presidente do CMS

Um comentário:

  1. É difícil falar de Digitalização de Documentos, sem pensar nos documentos. Importantes e variados, os documentos comprovam o cumprimento das obrigações. Um item que, devido sua relevância, deve ser muito bem cuidado e armazenado. Ter um local adequado para fazer de forma correta a armazenagem dos documentos é o ideal, juntamente com a Digitalização do Documento.

    Ótimo post! continue trazendo informações!
    recomendo: http://www.doker.com.br/servicos-digitalizacao.asp

    ResponderExcluir